SÉRIE IRSFD – CASOS DE SUCESSO
GELO GEOL
“Estamos comprometidos com a segurança de alimentos dos nossos produtos”
A Gelo Geol é referência na produção de gelo no estado de São Paulo. Participa do Programa Global Markets APAS há algum tempo e foi mais uma das concorrentes ao último Prêmio Food Design, na sua XVIII edição.
Histórico
A Gelo Geol iniciou suas atividades oficialmente em 1980, mas a história da empresa começou anos antes, em 1975, quando Natale Losa e Alda Pirovano Losa deixaram o norte da Itália para construir um futuro em solo brasileiro.
O casal chegou ao país com os dois filhos, Ivan e Alan e se estabeleceu em Cordeirópolis, interior de São Paulo. Natale começou a trabalhar em uma fábrica de máquinas de gelo que pouco tempo depois teve de encerrar suas atividades. Como pagamento de sua rescisão, Natale ficou com parte do maquinário. Foi a partir daí que a família passou a produzir cubos de gelo para seu sustento, em 1978.
Gelo Geol hoje
Após anos de muita dedicação e trabalho, essa empresa familiar que começou em uma área residencial de Cordeirópolis, se tornou uma das maiores produtoras de gelo em cubo do país e referência no setor. Com forte atuação em todo o Estado de São Paulo e no sul de Minas, a fábrica está instalada desde 2010 no Bairro do Cascalho.
A planta industrial tem 2.200 m² e está estrategicamente situada em um importante entroncamento rodoviário, que une as rodovias Anhanguera, Bandeirantes e Washington Luís.
Os produtos são fabricados com rigoroso controle de qualidade. A água utilizada como matéria-prima é submetida tratamento prévio, e todo o processo de fabricação é automatizado, sem nenhum contato manual. A capacidade produtiva é de 2.200 pacotes de gelo por hora e trabalham com logística própria, sendo o transporte dos produtos realizados em caminhões refrigerados.
Além da comercialização da marca própria Geol, também produzem gelo com marcas próprias de grandes redes de hipermercados.
Prêmio Food Design – XVIII edição – escopo Global Markets
Versão Global Markets APAS, Indústria.
ENTREVISTA
Com Jaqueline Cavallaro, Gerente Administrativa da Gelo Geol.
Mayara: Quais produtos a Gelo Geol produz?
Jaqueline: Gelo Geol fabrica gelo super filtrado, em três formatos: em cubos (pacotes de 2 kg e 5 kg) e triturados (pacotes de 12 kg). Oferece também refrigerador personalizado com a logomarca do cliente em regime de comodato para estabelecimentos como hipermercados, redes de supermercados, hotéis e padarias, dentre outros.
Mayara: Como é a Política de Segurança de Alimentos da Empresa?
Jaqueline: A política da empresa visa assegurar que nossas atividades sejam conduzidas em conformidade com o Sistema de Gestão da Qualidade e Segurança de Alimento do produto.
Mayara: Sobre o Programa Global Markets: em que ano a empresa ingressou no programa? O que motivou a empresa a participar? Poderia comentar em que nível do Programa a Gelo Geol se encontra atualmente?
Jaqueline: A empresa ingressou no Programa em 2018. O que motivou a empresa foi poder fornecer o produto para grandes redes de hipermercados. Atualmente a empresa já está no nível intermediário do programa.
Mayara: Quais foram as maiores dificuldades encontradas para implementar o Programa Global Markets nucleado pela APAS? Como essas dificuldades foram superadas?
Jaqueline: A maior dificuldade foi conseguir a disciplina da equipe. Essas dificuldades foram superadas através de muito investimento em treinamentos da equipe.
Mayara: A empresa teve que investir em infraestrura, equipamentos ou utensílios para atender os requisitos do Programa Global Markets?
Jaqueline: A empresa investiu na contratação de um profissional especializado em qualidade, BPF e HACCP para adequação do sistema de gestão.
Mayara: Quais foram as vantagens da adesão do Programa Global Markets para a Gelo Geol?
Jaqueline: As vantagens da adesão do Programa Global Markets APAS foi a conquista de maior número de clientes e a melhoria da gestão.
Mayara: O que motivou sua empresa a concorrer ao Prêmio Food Design XVIII edição, escopo Global Markets?
Jaqueline: Pela satisfação na participação e pelo reconhecimento de estarmos comprometidos com a segurança de alimentos do nosso produto. Este prêmio seria a conquista do reconhecimento de todo o empenho e conscientização da nossa equipe para a segurança de alimentos.
Mayara: o IRSFD agradece a Gelo Geol pela entrevista e acredita que com essa filosofia de trabalho e empenho demonstrados, que a empresa estará numa próxima edição com excelentes chances de ser vencedora.
Autor: Mayara Athayde, Relacionamento IRSFD